Casa-placenta
Casa: substantivo feminino
Construção em pedras, tijolos ou feita com outros materiais, usada para morar, com distintos formatos ou tamanhos, normalmente térrea ou com dois andares.
Placenta: substantivo feminino
Órgão vascular que, se formando no interior do útero, une o feto à parede desse mesmo útero (materno), possibilitando, dessa forma, a passagem de nutrientes e oxigênio para o sangue fetal.
Quando se fala do signo “casa” se pensa em lar, acolhimento, lugar de descanso e conforto. Uma construção, literal e metaforicamente, do que deveria ser o pertencimento.
Mas quando penso em “casa”, penso nesse lugar que não me pertence, que sufoca e inviabiliza. Assim como a placenta faz o feto depender da progenitora, a casa também o faz.
A placenta é esse lugar que te separa do mundo exterior, pode ser confortável por um determinado período de tempo. Mas tal hora o feto precisa sair, do contrário ele estará morto.
Aqui não me cabe, não me encaixo, não sou eu em minha completude. As paredes são estreitas, o ar é rarefeito, a luz? Inexistente. O alimento existe mas não é meu, o sangue também não, sou um mero parasita-obrigatório tentando ser de vida livre.
Nada aqui é meu, ainda não tenho identidade, ainda não nasci para o mundo.
Por vezes penso não estar pronta, mas o feto, por sua vez, também não está. Ele tem todo um sistema fisiológico-anatômico a ser desenvolvido, muita coisa a compreender e sinalizar, a dor e o choro são elementos constantes. Nesses dois últimos, me identifico.
Zona de conforto: substantivo feminino
Expressão que indica uma série de situações favoráveis, geralmente relacionadas com estabilidade afetiva, financeira, ou com algo que alguém faz por costume.
Sinônimos de conforto: proteção, bem-estar, aconchego, comodidade, descanso, agasalho, tranquilidade.
Me pergunto se o embrião se sente confortável em sua zona de conforto, minha terapeuta diz que nem toda zona de conforto é de fato confortável. Como poderia? Proteção demais sufoca, o bem-estar se esvai. E se for para ficar desconfortável com algo, que seja porque assim o escolhi.